Domingo, 15 de Setembro de 2013

Percorrendo a Fortaleza de Sagres

 

 

O Promontório de Sagres (1 km de comprimento por uma largura máxima de 300 m), constitui um dos lugares míticos e símbolo da nossa identidade cultural e está associada a um dos momentos charneira da História de Portugal e do mundo. Ponto mais afastado do mundo, o Sacrum Promontorium foi desde os tempos remotos da Antiguidade porto de abrigo e local de culto que conheceu com o Infante D. Henrique o impulso decisivo que o tornaria o lugar de referência na expansão marítima portuguesa, a que se chamou Era das Descobertas.

 

 

Actualmente este local continua a ser um dos ex-libris do Algarve e destino de eleição para que visita Portugal.

 

 

Sabe-se como os antigos atribuíam aos promontórios um carácter místico, principalmente àqueles junto dos quais a navegação se tornava particularmente perigosa. Subir aos promontórios, obter os favores dos deuses, cumprir promessas, são gestos que transformaram a região do Cabo de São Vicente/Sagres em referência fundamental de todo o mareante. 

 

 

 

 

 

De construção henriquina a igreja paroquial de Santa Maria da feira foi edificada em 1459, para sede da paróquia de Sagres, que tinha como limite uma circunferência com raio de 4500m, centrada na igreja. A paróquia de Sagres teve uma vida útil curta porque desapareceu, no ano seguinte, com a morte do Infante D. Henrique. Reactivou-se sob a invocação de Nª Srª da Graça, e a ermida no interior da muralha voltou à condição de igreja matriz da freguesia de Sagres, quando esta, integrando a povoação de Sagres e as armações da Baleeira e do Beliche, foi criada em 1519, pelo Bispo do Algarve D. Fernando Coutinho.

 

 

 

Por volta de 1950, os serviços militares tinham deixado de ocupar o local e a fortaleza estava abandonada. Com a aproximação do V Centenário da Morte do Infante o interesse por Sagres reacendeu-se e pensou-se, devido ao valor simbólico do conjunto no imaginário da nação e do povo português, recuperar a antiga e suposta monumentalidade. De onde rsultou, no concurso público de 1954-57, com vitória do projecto de João Andersen.

 

Auditório  - instalado num antigo armazém para recolha de artilharia e reparos.

 

  

 

 

Também encontrado sob as formas ortográficas lapiez e lapiás, constitui um tipo de morfologia que caracteriza o modelado típico das regiões cujas rochas são susceptíveis de ser erodidas por dissolução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Furnas 

 

 

   

 

 

A campanha de obras coordenada pelo arqº Ruy Couto, em 1959/1960, manteve alguns edifícios do século XVIII e destruiu as construções quer se encontravam mais degradadas. Na planta então executada, aparece, em grande destaque a designada "rosa-dos-ventos", redescoberta em 1921. trata-se de uma enigmática estrutura, uma espécie de um desenha gráfico composto por quarenta e oito fiadas de pedras, que são como raios contidos no interior de uma circunferência. A finalidade exacta desta estrutura mantém-se com um desafio aos estudiosos e abarca hipóteses com uma eira, um gigantesco relógio solar, um labirinto ou a possibilidade de que a ermida representada, numa gravura na revista Panorama, possuísse uma relação funcional com a figura geométrica.

 

     

 

 

Avistando o Cabo de São Vicente 

 

Pousada do Infante 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia: Sagres do Mar e do Tempo

Direcção Geral de Cultura do Algarve, 1ª edição

Set 2009

 

tags:
publicado por VANDOVSKY às 17:38
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Libania Neves a 15 de Outubro de 2013 às 22:17
Ora aqui está um post, que é uma verdadeira lição de história, muito pormenorizada, e com fotos espectaculares!
Penso que, quem não conhecer esta zona, depois de ler o post, ficará com vontade de a visitar, o que, aliás, aconselho!

comentar post...

                     Este    Blog              utiliza     o      Google                  Chrome

restos de mim

encontre outros restos

 

Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30


novos restos

Primavera

Inscrição para uma lareir...

A neve

Quando Está Frio no Tempo...

David Bowie... Sempre

Winter Wonder

Menino

Clandestinos do Amor

UPI na Escola

Momentos de inspiração VI...

Momentos de inspiração VI

Momentos de inspiração V

Palavras de mãe

Dá-me um beijo

Dia nacional do estudante

Dia da mulher

Vamos adivinhar II

O Vento que soa...

De passagem por Monsanto....

A cerimónia do chá II

restos conservados

mais inspiradores

tags

todas as tags

restos especiais

Música Tradicional da Bei...

A minha Aldeia

Aldeias Históricas... e n...

Momento musical

outros caminhos