Vandovsky
Um resto de tudo
Meias de natal
A lenda das meias de Natal na lareira tem origem na Holanda. A tradição das meias na lareira surgiu com a lenda de São Nicolau:
“Não esqueça de deixar o sapatinho na janela, senão Papai Noel não vai trazer os presentes!”.
Seja na janela ou na lareira, sapato ou meia; a tradição pode não ser compreendida pelas crianças, nem pelos pais, mas ela está presente em casas de todo o mundo na época do Natal.
A lenda de colocar os sapatinhos ou de pendurar as meias ao lado da chaminé veio da cidade de Amsterdão, na Holanda. As crianças deixavam os tamancos (típicos daquele país) na entrada da porta e os pais depositavam um presente sobre cada par.
Segundo uma lenda, São Nicolau teve conhecimento de que três moças muito pobres não se podiam casar porque não tinham dinheiro. Comovido, ele atirou moedas de ouro pela chaminé durante a noite para não ser visto. As moedas caíram dentro das meias que haviam sido postas para secar junto ao fogo da lareira, e as moças conseguiram juntar o dote.
Por esse motivo, surgiu a tradição de se colocar a meia ou o sapato na chaminé, para que na manhã do dia de Natal fossem encontrados presentes neles. Para aqueles que não possuem lareiras, as janelas são óptimas substitutas.
Autoria e outros dados (tags, etc)
2 comentários
De Diogo Barbosa a 30.12.2010 às 23:42
Muito bem!!!