Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Um adeus a Michael Jackson

O LP há tanto esperado, depois do clássico de 1979 – “Off the wall”, “Thriller”, foi editado na primeira semana de Dezembro de 1982, nos EUA; na semana seguinte, entrava para o “Top 10” do conhecido Billboard.

 

 

 

“Thriller” desenvolve a arte intima e dinâmica vocal de Michael Jackson e reafirma a sua posição como um dos cantores mais importantes da música contemporânea.

 

Gravado em Los Angeles, o LP foi produzido por Quincy Jones, com co-produção de Michael em três canções de sua autoria: “Wanna be startin’ something”, “Billie Jean” e “Beat it”.

 

 

 

 

Incluidas no LP, estão também três canções de Rod Temperton (“Thriller”, “The lady in my life” e "Baby be mine”), uma de Quincy Jones e James Ingram (“Pretty young thing”), uma de Steve Porcaro e John Bettis (“Human nature”) e o single.

 

 

Com “Off the wall”, editado em Agosto de 1979, Michael JacKson tornou-se o primeiro artista a solo da história, a ter quatro singles do mesmo LP nos top’s dos EUA: “Don’t stop ‘til you get enough” (da autoria de Michael), “Roch with you”, “Off the wall” e “ She’s out of my life”.

 

 

Tanto “Don’t stop ‘til you get enough” como “Rock with you” alcançaram o primeiro posto e ambos foram “disco de ouro”, por vendas superiores a um milhão de exemplares!

 

 

Além disto, Michael ganhou o primeiro grammy para “ Don’t stop ‘til you get enough”, pelo “Melhor desempenho vocal de um vocalista de R & B”.

 

Produzido por Quincy Jones, com co-produção de Michael em três canções, “Off the wall”, vendeu mais de sete milhões de exemplares em todo o mundo, tendo sido vendidos só nos EUA cinco milhões.

 

O álbum esteve aproximadamente oito meses no top 10 da Billboard, e 84 semanas nas “charts” de álbuns.

 

 

“Thriller” – dá mais uma prova da vitalidade e poder inventivo de Michael, mostrados pela primeira vez em 1969, quando alcançou fama mundial como vocalista dos Jackson 5, com apenas 11 anos.

 

O grupo da Motown, de cinco irmãos, provenientes de Gary, Indiana, fazia êxito: “I want you back”, “ABC” (prémio Grammy para a “Melhor cancão pop” de 1971), “The love you save” e “ I’ll be there” (todas nº 1), para mencionar apenas alguns.

 

Tendo mudado o nome para The Jackson, quando assinaram com a Epic Records em 1976, o grupo vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e é uma das maiores atracções ao vivo, da música pop.

 

Os Jacksons começaram já a trabalhar com Michael neste inverno, no próximo LP de estúdio.

 

Entretanto, “Thriller”, que alcançou já todo omundo a fabulosa soma de 16 milhões de exemplares, facto inédito em toda a história da música popular, acaba de alcançar também um verdadeiro “record” ao completar um ano de permanência no mesmo topo da Billboard, incluindo dezassete semanas no primeiro lugar!

 

Ao fim de um ano de permanência continua nas “charts”  - “Thriller” está classificado ainda no segundo posto, o que só por si diz bem da popularidade de Michael Jackson e do extraordinário êxito de vendas de “Thriller”!

 

Revista "Coquete" nº 36 - 9 a 15 Fevereiro 1984

 

 

 

Quero desta forma deixar o registo da despedida a uma estrela, dos anos 80/90, e que marcou várias gerações, a nível mundial. Embeveceu-me com  o seu espectacular “Thriller”, o mais fascinante video-clip de todos os tempos e mais uns quantos sucessos que aqui deixo o registo e que o levaram ao auge da sua carreira.

 

 

 

Carreira essa que rapidamente entrou em decadência, provocada pelas suas exageradas excêntricidades e o seus sucessivos escândalos, mas que em nada impede que deixe a sua marca positiva neste planeta, com pequenas pérolas que irão ficar para a prosperidade e que continuará a ter muitos suguidores, certamente.

 

Morre em 25 de Junho de 2009, aos 50 anos depois de uma vida atribulada. Fica para a história todo o seu sucesso musical, os êxitos estrondosos em 30 anos de carreira.

  

 

  

  

 

 

tags:
publicado por VANDOVSKY às 23:42
link do post | comentar | favorito

                     Este    Blog              utiliza     o      Google                  Chrome

restos de mim

encontre outros restos

 

Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30


novos restos

Primavera

Inscrição para uma lareir...

A neve

Quando Está Frio no Tempo...

David Bowie... Sempre

Winter Wonder

Menino

Clandestinos do Amor

UPI na Escola

Momentos de inspiração VI...

Momentos de inspiração VI

Momentos de inspiração V

Palavras de mãe

Dá-me um beijo

Dia nacional do estudante

Dia da mulher

Vamos adivinhar II

O Vento que soa...

De passagem por Monsanto....

A cerimónia do chá II

restos conservados

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

mais inspiradores

tags

todas as tags

restos especiais

Música Tradicional da Bei...

A minha Aldeia

My favourite time of year

Aldeias Históricas... e n...

Momento musical


outros caminhos


Be Happy!!

Directorio de Blogs Portugueses