Sexta-feira, 18 de Maio de 2012

Séries portuguesas

Hoje quero deixar aqui uma pequena homenagem à produção portuguesa, e respectivos actores, que considero de qualidade destacando algumas das séries que mais me marcaram.

 

Residencial Tejo

 

Programa de humor português, realizado por Fernando Ávila, teve a sua estreia na SIC em 19/11/1999, e contou com um grande elenco:

 

Maria do Céu Guerra, Fernanda Borsatti, Canto e Castro, Anna Paula, António Vitorino D’Almeida, Vera Alves, Fátima Belo, Paula Guedes, Ana Padrão, Jorge Mourato, Alexandre Ferreira, Luís Thomar, Ana Filipa Machado, Ilda Roquete, Filipa Serra Coelho, e Rúben Mendes, Maria João Luís

 

Uma casa de hóspedes, à beira do rio, é ponto de encontro de pessoas de todos os cantos do país, local de passagem de figuras curiosas e lugar onde sucedem as situações engraçadas. No centro da vida da Residencial Tejo estão as aventuras e desventuras da Matilde e dos hóspedes habituais que lá moram.

 

A Tia Matilde é a dona e gerente mas, na prática, é a sobrinha Seição (Maria do Céu Guerra) quem se ocupa do governo da casa. Na companhia do pai Horácio (Canto e Castro), Seição deixou para trás o Alentejo (e os negócios do pai que levaram a família a uma situação desesperada) e mudou-se para Lisboa.

 

O mais interessante desta série consiste no facto de ser gravada ao vivo, perante uma audiência, a meio caminho entre o teatro e o programa de ficção gravado para TV. Um facto determinante para o sucesso da série, conferindo-lhe um ar mais genuíno.

 

Existem pequenas falhas nos actores que são ultrapassadas pela emoção entre o «directo», o «ao vivo» e a «audiência». Ali, em rigor, só se faz uma vez - como na vida real, pois não existe a possibilidade de gravar e regravar, as vezes necessárias até sair bem. Ali, como sair, assim fica. Em Residencial Tejo vê-se que há uma diferença de actuação, de comportamento dos actores relativamente ao resto das séries. Esse facto é essencial para a relação do espectador com ela.

 

Não admira pois que a produtora tenha tido a necessidade de ir buscar não só uma protagonista de alto gabarito, actriz de teatro com grande experiência de grandes e pequenos palcos, como outros actores de teatro muito experimentados, como Anna Paula, Fernanda Borsatti e Canto e Castro.

 

 

 

Velhos Amigos

 

Uma série divertida... mas com um tema para refletir

 

Velhos Amigos” é o retrato comovente de três idosos e uma criança numa aventura de redescoberta da vontade de viver e de um país de beleza e património inigualável.

 

Carlos, José e Matias são três amigos, entre os setenta e os oitenta anos que se conhecem desde o tempo de criança. José vive com a filha, o genro e o neto, Pedro de nove anos. Tem no neto o único motivo de contentamento. Carlos é reformado e passa o seu tempo fazendo pequenos biscates. Matias é viúvo e vive sozinho, quase ao abandono, já que o filho está no estrangeiro. Os três têm personalidades muito vincadas, mas estão ao mesmo tempo unidos por uma grande amizade. Uma série que retrata um encontro de gerações de avós e netos.

 

Luís Alberto, Orlando Costa, João Maria Pinto e o pequeno Miguel Jesus, de nove anos, constituem o elenco da série que, ao longo de 26 episódios, vai contar com a participação de dezenas de actores séniores, como Florbela Queiroz ou Maria do Céu Guerra, entre outros.

 

 

Um Lugar Para Viver

 

Um Lugar Para Viver é uma série de comédia, com algum humor negro, composta por 13 episódios, que estreou no dia 24 de Setembro de 2009, foi emitida às quintas-feiras às 21h30m na RTP1 até a sua transmissão ter terminado com a exibição do último episódio no dia 17 de Dezembro de 2009.

Produzida pela Plano 6 para a RTP1, este programa retrata as aventuras de uma estranha família de emigrantes portugueses que regressa de França, numa autocaravana, para recomeçar a vida em Portugal. A conjugação de disfuncionalidades da família, aliada ao facto de viajarem com a matriarca morta numa arca congeladora, resulta num rol alucinante de peripécias, que os leva de terra em terra. A série é protagonizada por vários actores como Rui Mendes, Adelaide João, João Lagarto, Ana Bustorff, Carla Andrino, Joana Santos, Pedro Barros, Philippe Leroux, e os estreantes Isabel Figueira e Rodrigo Vallejo, os quais  vão percorrer várias regiões, à procura de um sítio para viverem.

 

 

O início

publicado por VANDOVSKY às 15:22
link do post | comentar | favorito

                     Este    Blog              utiliza     o      Google                  Chrome

restos de mim

encontre outros restos

 

Abril 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30


novos restos

Primavera

Inscrição para uma lareir...

A neve

Quando Está Frio no Tempo...

David Bowie... Sempre

Winter Wonder

Menino

Clandestinos do Amor

UPI na Escola

Momentos de inspiração VI...

Momentos de inspiração VI

Momentos de inspiração V

Palavras de mãe

Dá-me um beijo

Dia nacional do estudante

Dia da mulher

Vamos adivinhar II

O Vento que soa...

De passagem por Monsanto....

A cerimónia do chá II

restos conservados

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

mais inspiradores

tags

todas as tags

restos especiais

Música Tradicional da Bei...

A minha Aldeia

My favourite time of year

Aldeias Históricas... e n...

Momento musical


outros caminhos


Be Happy!!

Directorio de Blogs Portugueses